ISCA: Sexo, mentiras e morte num “hino” ao sarcasmo com direito a inquérito

O Conselho Directivo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) acaba de ordenar a abertura de um inquérito, tendente à instauração de um processo disciplinar, visando um docente suspeito de ter achincalhado a dignidade de professores e alunos, apurou o “Campeão”.

Instado pelo nosso Jornal, Manuel Castelo-Branco, presidente do Instituto, limitou-se a confirmar a abertura do inquérito, tendo declinado prestar declarações sobre o assunto.

Fonte do ISCA disse ao “Campeão” que até a sigla foi pretexto para enxovalhar o estabelecimento de ensino.

Numa prova da licenciatura em Solicitadoria e Administração, um professor ficcionou episódios de que fez protagonistas outros docentes e estudantes, tendo posto a ridículo os respectivos supostos comportamentos.

O regente de determinada disciplina, visando um colega com quem está em conflito, ficcionou um quadro em que este é descrito como “muito permeável a favores” e “pronto a ganhar uns cobres”. Supostos comportamentos de alunas são narrados como se elas se prestassem à prática de “pequenos favores sexuais”.

Noutro episódio ficcionado, o professor visado pelo tal regente é descrito como chantagista, a ponto de exigir a duas alunas a satisfação de “caprichos sexuais”.

A narração simula, inclusivamente, uma ida das estudantes a casa do mestre, onde este seria morto pelas raparigas. Neste contexto, nem a Polícia Judiciária escapa ao sarcasmo do narrador.

 

 

Comentários
Pesquisar RSS
Corrupção  - Simples Comentário   |Registered |2010-07-21 17:41:04
...se há inquérito, entao é porque... como o povo diz:...a carapuça serviu!
SR   |Registered |2010-07-21 22:15:18
Engraçado... um professor ficcionou um exercício n um exame; e passou de bestial
a besta! Agora até o acusam de ter "enxovalhado" o nome do ISC AC.
So
u aluno do ISCAC e apesar de não ser aluno do Professor visado, desde a primeir
a hora que sem pre ouvi o melhor acerca do mesmo. Pessoa de obra feita na sua á
rea, alguém que tem elevado o nome d a Instituição de Ensino, não me parece ser
mereced or de tais considerandos nem digno de tão ousadas acusações.
Os feitos
falam por si próprios.
Uma opinião vale o que vale...
tina  - lol   |Registered |2010-07-22 10:01:01
Isto parece mesmo que serviu a carapuça a alguém.. .não há nomes concretos,é um
exame fictício!Já diz ia o meu avô" onde há fumo...bla bla bla :wooh oo:
Fr.   |Registered |2010-07-22 17:17:42
Fala muito quem não tem aulas com o dito docente, ou quem teve e agora não tem
e não sabe o que se p assa (o que verdadeiramente se passou)...
Sim, p orque,
com esta nova reviravolta nos acontecimento s, é minha esperança que as coisas s
e resolvam e s e componham e se deixe de brincar de vez!
Ah!!!! E a "carap
uça" não é para servir a ninguém !!!! O dito prof. que a ponha se quiser, ag
ora não a ponha na cabeça dos outros quando se encontram à margem das suas 
4;fantasias sexuais".

É minha convicção que tal situação se vai resolver
e que não se volte a repetir e que o referido pro fessor em causa aprenda a li
ção de vez!
pts   |Registered |2010-07-22 17:16:25
Como aluna desse instituto e do curso em questão e por sinal aluna deste profes
sor, não posso deixar de demonstrar o meu desagrado perante toda esta s ituação
, acho de muito mau tom e falta de dignidad e as pessoas que colocaram este senh
or, sim porque é um SENHOR, nesta posição, eu tenho e li o exame em questão e
não vi qualquer ofensa a qualquer al uno ou professor deste instituto, este caso
não pa ssou de um caso prático académico. Mais, é triste para este instituto e
star a colocar uma pessoa tão diplomata numa situação tão desagradável. O ISCAC
precisava sim de professores como este… poucos ou nenhuns são os professores
que se dedicam desta f orma aos seus alunos… Tenho pena que por esta situ ação v
enhamos a perder um dos melhores se não o me lhor (desta área) professora deste
instituto… deix em de o criticar… só não faz mais por nós porque n ão pode… e já
agora, o exame não mencionava nomes de ninguém, como alguém já referiu , se a
carapuça serviu…. Onde há fumo há fogo… A este professor, o meu muito OBRIGADO
, pela dedicação prestada ao l ongo destes quatro anos.
tina   |Registered |2010-07-23 08:32:07
Em resposta ao "pts",digo q tens toda a ra zão, tb fui aluna deste profe
ssor,Dr Benjamim,e po sso dizer q é dos mais sabidos q se encontra no IS CAC...e
le sabe o q faz!Tds sabem de muitas histori as lá passadas naquele instituto mas
para n darem a cara e como tem o curso para acabar têm medo.Ora então apesar
de ser um exame normal,acho que houv e pessoas a quem lhe serviu o protagonismo,
agora d igam lá,pq será...????So espero q o melhor profess or não saia do ISCAC,
DR.BENJAMIM estamos contigo,s im pq só os alunos decentes sabem das muitas histó
rias lá passadas.E mais n digo!!!
alegria  - Vergonha   |Registered |2010-07-23 08:32:33
Isto é uma vergonha,apesar de ser uma prova com um caso fictício, por acaso não
é que coincide em pa rte certos aspectos!Deveras interessante,muito int eligent
e o docente que realizou a prova,dou-lhe os meus parabéns.Da para notar do lado
em que se enc ontra a maioria...a minoria talvez seja os protago nistas encarap
uçados...
Acreditem que o docente r ealizador da prova é um SENHOR como foi dit
o em ci ma que leva a área de DIREITO à risca, esse sim Ho mem com honra e digno
de ocupar o lugar que tem.
quimkosta   |Registered |2010-07-23 17:16:42
Se estiver em causa o docente já mencionado, acho que o mesmo é um excelente pr
ofissional, e que jam ais seria capaz de pôr em causa o bom nome da inst ituição
. Já tive o prazer de ter aulas com ele, ap esar de ser uma pessoa que marca a d
iferença, é um a pessoa simples, honesta, pronta a ajudar, seja e m que situação
for, trabalha imenso, e contribui para o futuro do ensino superior com unhas
e dente s, assim fossem todos os docentes, talvez este peq ueno precalço não tiv
esse surgido.
Um abraço gran de professor.
alegria   |Registered |2010-07-23 18:52:45
Se o iscac quer continuar a ter candidatos pos pro ximos anos lectivos metam a m
exer os docentes que não fazem nada e só se importam em recebe-lo ao fi m do mê
s!Eu devia ter orgulho na minha escola,mas não tenho,talvez se fosse hoje de ce
rto que não se ria a minha opção.
Ah!!!Pelo menos o DR. realizad or da prova de
penal em questão nunca fez convites a alunas para sair...apenas se digna a faz
er o tr abalho que lhe comepete e até mais que aquilo que lhe compete.Se fossem
todos como este tavamos bem, mas enfim,tal como ele proprio o diz estamos "
num mundo impestado de anjos e demónios."
alegria   |Registered |2010-07-23 20:49:51
Não sei porquê,mas cheira-me que o FR. que fez aqu ele triste comentário é o AER
VANDO MANTEIGA!!!ahah ah
Fr.   |Registered |2010-07-25 07:02:36
Queria deixar aqui a seguinte nota:

1.º Um profes sor não é bom professor só po
rque nos dá uma bibli ografia desmedida e cerca de 900 páginas para estu dar-mos
uma semana antes do exame e faz "esboç os" com teorias e teorias que ni
nguém lê . . .

2.º Um professor não é bom professor se dá as au las para ele .
. . fala fala e os alunos não pesca m nada . . .

3.º Um professor não é bom pr
ofessor se faz avaliações que os alunos, a proiri, já sab em quais são as pergu
ntas E AS RESPOSTAS, que é o mais grave . . .

4.º Um professor não é bom profe
ssor sempre que a sua relação com os alunos se pau ta por características de de
slealdade, DIZ-NOS UMA COISA NAS AULAS E FAZ OUTRA COMPLETAMENTE DIFEREN TE, CO
MO ACONTECEU QUANDO O SR. PROFESSOR DISSE DO DIA E DA HORA PARA NOS MOSTRAR AS
PROVAS E DEPOI S FEZ O QUE FEZ, NÃO FOI??????

5.º Um professor n ão é bom prof
essor se usa os exames para dizer coi sas que não devia . . .

6.º Um professor
não é bo m professor só porque FAZ AULAS DAS 9 À 00 HORAS, faz-nos escrever 80
perguntas, diz que sai 5 no e xame e depois põe 12 . . .


Por tudo isto, e mui
t o que se deixa por dizer, EU NÃO CONCORDO QUE ESSE SR. SEJA ASSIM TÃO EXEMPLA
R COMO FICOU SUPRA DITO !!!!
Fr.   |Registered |2010-07-29 07:46:18
Escrevo este comentário só para responder ao/a uti lizador(a) "ALEGRIA".


CARO(A) COLEGA,


O QUE ESCREVEU SUPRA É UM COMENTÁRIO DESQUALIFICADO , peço
desculpa mas todos nós deveria-mos ter ORGU LHO NO GRANDE ISCAC, pois este

É DO
TADO DE DOCENT ES DE GRANDE QUALIDADE!!!!!


E, segunda nota, eu sou ALUNA do i
scac e é meu desejo que esta situaçã o se resolva!!!!! sim, porque só os alunos
deste a no SABEM O QUE SE PASSOU, quem está de fora não sa be.... COMO É O SEU C
ASO!!!!!



Por tudo isto, T RISTE É O SEU COMENTÁRIO QUE CONSIDERO DESQUALIFIC
ADO, TENHA UM POUCO DE ORGULHO NA SUA ESCOLA!!!!!! PELOS SEUS COLEGAS!!!!! E P
ELOS DOCENTES QUE A FO RMARAM!!!!!


O ISCAC SOMOS NÓS, E NÃO UM SIMPLES PROFES
SOR QUE ARRUMOU ESTA CONFUSÃO TODA!!!!!

LLL  - vergonha   |Registered |2010-07-31 22:01:42
Sou aluno do iscac e foi aluno de ambos prof.e par a mim sao bom prof.
para mim
vergonha e ter prof. que faltam aos exames todos os anos e nada aconte ce. sen
hor presidente do IPC tenha atençao ao prof . que estao a por em causa o bom nom
e do ISCAC.dei xo um conselho pode o corpo docente do curso SA. p rincipalmente
os que faltam aos exames.
Antunes  - Não devem haver dúvidas   |Registered |2010-08-04 21:07:38
Sou pai duma aluna do ISCA que para mim até prova em contrário é uma escola Res
peitável;dai gostaria de ver que este episódio não se transforme numa n ovela e
seja reposta a verdade com Urgência doa a quem doer!
Cumprimen
tos
Antunes
Fr.   |Registered |2010-08-04 15:13:09
Caro(a) LLL,

Concordo consigo quando diz que ve rgonha é haver docentes que f
altam aos exames e, a crescento, que faltam às aulas de forma consecutiv a e que
depois dão tudo a correr...(isto, quando c onseguem dar...)

É evidente que o
s prejudicados são os alunos, NÓS, que estaremos nos tribunais a manhã....

D
e facto, é evidente que o ISCAC tem alguns problemas internos, a nível do corpo
docent e, que espero que se resolvam.... E NÃO É COM ESTE MODELO DE AVALIAÇÃO
DOS DOCENTES...
LLL  - vergonha   |Registered |2010-08-04 21:44:06
senhor Antunes,
O iscac ja e uma novela, mas so a gora e que veio a publico. A
resposta a isto tudo era de mandar algum prof. para casa, mas isso nao vai aco
ntecer, porque sao tudos amigos,!!!

Amig o Fr. nao sei qual e o seu curso, ma
s no curso SA, ha prof que faltam as aulas, e aos exames, o pior e quando esse
s prof tem resposabilidades no curso SA,e fazem parte da Direcção e Comissão C
ientífi ca de Curso.
vamos ver se em setembro ha novidade s, eu acredito que na
o as caras vao ser as mesmas. as propinas mais caras, uma ass. estudantes sem fa
zer nada.mais uma vez senhor presidente do IPC, po de alguma coisa se nao vai s
er o fim do isca
Fr.   |Registered |2010-08-05 21:07:20
Caro(a) LLL,

Eu já disse que sou ALUNA (FEMININO) ESTÁ BEM?!??!!


Eu sei que
há professores que fa ltam, mas são casos pontuais!!!


O ISCAC NÃO É NE NHUMA N
OVELA!!!!

É uma escola com excelentes doce ntes! Docentes que são muito profiss
ionais!

Fica claro que existem falhas, está visto aos olhos de todos, mas ten
ho a certeza que serão colmatadas, n ão é necessário exagerar ao ponto a que o(a
) LLL c hegou!

Nada de extremos... O ISCAC não vai acaba r por esse caso pontu
al..., pelo contrário, servir Á para o iscac melhorar o corpo docente e estar ma
is atento para despistar situações semelhantes!!!
tina   |Registered |2010-08-08 23:05:52
Estive a ver os comentarios, e como há aí alguem q uem diga, o caro "fr"
, pelo palevriado que me é conhecido direi quase certamente que é um do cente d
a dita escola.
Está a dar muita enfase ao assunto,talvez por estar em conflito
com o autor d a prova em questão.
Também como ja foi mencionado , o iscac dava
uma novela, ja ouvi tanto, ja vi de tudo...Volto a citar que o Dr. Benjamim(au
tor da prova) é um execelente professor, sim é verdade el e até costuma dizer o
que sai nas provas, por isso o grau de exigencia mais elevado, e digam lá,como
funciona na pratica em trabalho,um dia vamos limi tarmo-nos a consultar para r
esolver qualquer caso, não em decorar matéria. Caso o professor faça exa me dif
erente daquilo que dizia,só digo uma coisa, estudem!De um exame que até pode te
r 15 questões n ós os alunos temos a "mania" de complicar, e as respost
as podem ser obvias e curtas.Agora qu ando um aluno se dá ao trabalho de copiar
tudo o q ue lhe aparece à frente, é obvio que não se deu ao trabalho de estudar
minimamente!Um professor tão sabido como o Dr. Benjamim que ja publicou inumer
a s obras, que tem tanto trabalho a fazer esboços, e pelo que ja vi ja houve pr
ofessores a recomendar o esboço deste Sr. a certas disciplinas (direitos reais
) aos alunos.
So espero que descubram toda a verdade, não queiram transformar
uma escola noutr a coisa que nem vale a pena mencionar o nome!É ape nas um comen
tario e uma opinião,e acredito plename nte que o Dr. Benjamim está "limpo
4;...
Fr.   |Registered |2010-08-09 15:54:46
Docente?????
Não anseio a tanto!!!
Apenas não conc ordo com o sistema de avaliaç
ão do já aqui referid o docente... e quando NÃO CONCORDO, NÃO CONCORDO, DIGO E
DEFENDO O MEU PONTO DE VISTA, APESAR DE ISS O INCOMODAR TERCEIROS...

Caro(a)
4;Tina", f azendo uma análise ao seu comentário:

NOTE-SE:

& #34;sim é verd
ade ele até costuma dizer o
que sai nas provas, por isso o grau de exigencia ma
is elev ado"

FACILITISMO!!!! Antes de isto vir à bail a, já analisou as tax
as de reprovação às disciplin as do referido professor nos anos anteriores???!!!


Era bom que o fizesse... "exigencia mais ele vado" não é passar tudo
a 10, 11, 12... e FAZE R ORAIS ATÉ ÀS 03H DA MADRUGADA DANDO AS NOTAS QUE DEU..
.. isto é que dava novela! Já agora, essas O RAIS SÃO LEGAIS?

"só digo uma
coisa,estudem!& #34;

- toda a gente sabe que não vale a pena est udar para est
as provas.... basta saber as resposta s às perguntas.... e levar e chegar lá e c
opiar... . mas claro, como diz o/a "Tina":

"g rau de exigencia mai
s elevado"!!!!!!???

E não se trata de uma questão de "limpeza"...
m as antes de ministrar UM ENSINO DE QUALIDADE que m uitos docentes do ISCAC seg
uem à risca, à excepção de alguns desvios...
Fr.   |Registered |2010-08-09 15:54:59
Docente?????
Não anseio a tanto!!!
Apenas não conc ordo com o sistema de avaliaç
ão do já aqui referid o docente... e quando NÃO CONCORDO, NÃO CONCORDO, DIGO E
DEFENDO O MEU PONTO DE VISTA, APESAR DE ISS O INCOMODAR TERCEIROS...

Caro(a)
4;Tina", f azendo uma análise ao seu comentário:

NOTE-SE:

& #34;sim é verd
ade ele até costuma dizer o
que sai nas provas, por isso o grau de exigencia ma
is elev ado"

FACILITISMO!!!! Antes de isto vir à bail a, já analisou as tax
as de reprovação às disciplin as do referido professor nos anos anteriores???!!!


Era bom que o fizesse... "exigencia mais ele vado" não é passar tudo
a 10, 11, 12... e FAZE R ORAIS ATÉ ÀS 03H DA MADRUGADA DANDO AS NOTAS QUE DEU..
.. isto é que dava novela! Já agora, essas O RAIS SÃO LEGAIS?

"só digo uma
coisa,estudem!& #34;

- toda a gente sabe que não vale a pena est udar para est
as provas.... basta saber as resposta s às perguntas.... e levar e chegar lá e c
opiar... . mas claro, como diz o/a "Tina":

"g rau de exigencia mai
s elevado"!!!!!!???

E não se trata de uma questão de "limpeza"...
m as antes de ministrar UM ENSINO DE QUALIDADE que m uitos docentes do ISCAC seg
uem à risca, à excepção de alguns desvios...
tina   |Registered |2010-08-10 01:47:30
Para mim está tudo dito, essa das orais legais diz em tudo, é que ja ouvi isso e
m qualquer lado, e vi ndo de quem foi,era mesmo de quem suspeitava aqui nos tan
tos comentários do caro "fr"!
Quem quiser que tire as conclusões.
tina   |Registered |2010-08-11 20:01:47
Um pequeno pormenor,um Sr. professor que dava Cons titucional há uns anos, não s
ei se ainda dá a refe rida disciplina, não é que fazia também prova com consult
a e os alunos também sabiam o que ía sair!C urioso não é?Afinal há mais,só que e
ntretanto muda ram de ideias.Aulas dadas por alunos a maior parte e slides a pa
ssar e leiam-nos, se houver dúvidas tou aqui,ora muito bem, uma boa técnica de
não ter muito trabalho!Nessa altura grande facilitismo ta mbém,mas depois mudam
os métodos só para inovar e fugir à rotina.
Pbc.   |Registered |2010-08-14 10:53:57
Há aí um individuo que responde aos comentarios to dos,começo a acreditar no que
os outros colegas re ferem nos seus comentários.E ja agora caro Fr. com o diz &
#34;ministrar um ensino de qualidade que mu itos docentes do iscac seguem à risc
a,à excepção d e alguns desvios"...para si era correr com o D r. Benjamim, o
mais sábio de tal instituto!Não ser ia melhor correr com os professores que con
vidam a s alunas para sair, e que às vezes até saem com al gumas delas?!!!!Ou is
so não são desvios para si?!C laro se for sigilosamente não são desvios certo?So
espero que descubram a verdade e que os bons fiqu em e os "maus" saiam
, quem aproveitam a su a posição para lucrar com outros prazeres.
Somente usuários registrados podem escrever comentários!

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."

Serviço Rss

Subscreva o serviço de RSS e, comodamente, receba as últimas notícias do Campeão Online
Campeão Online

Online no telemóvel

Aceda à página do Campeão Online no seu telemóvel e esteja a par das últimas notícias. Basta ligar à Internet e escrever campeaoonline.mofuse.mobi

Newsletter










CLASSIFICADOS Auto

Parcerias

Primeira Página

CLASSIFICADOS Emprego

CLASSIFICADOS Imóveis

PDF da edição em papel

PDF Outras publicações

Quem está em linha

Temos 32 visitantes em linha